aumentam a produtividade

3 lições do cotidiano que aumentam a produtividade da sua equipe

Lição 1 – Conheça Seus Colaboradores

 

O resultado é importante, no entanto as pessoas são essenciais. Você pode ter os melhores processos; os sistemas mais modernos; as metas mais desafiadoras, mas são as pessoas que vão fazer toda a diferença nos resultados.

Equipes dão certo pelas pessoas que as compõem. Portanto conheça seus colaboradores e faça com que todos se conheçam entre si.

O bom líder deverá conhecer os pontos fortes, as habilidades, os interesses, a vida particular, os pontos fracos para melhor definir os papéis de cada integrante. Com essa ferramenta, o empreendedor poderá observar de que forma seus colaboradores se comportam frente as dificuldades e tarefas distintas.

Conhecer bem a sua equipe facilitará na distribuição das tarefas, vai auxiliar na identificação do potencial individual e pontos a serem melhorados, agilizando o processo de produção.

Pense na eficiência e na habilidade de cada membro antes de delegar qualquer tarefa a ser realizada num tempo determinado.

A gestão de pessoas impacta diretamente na produtividade da equipe. Portanto é de fundamental importância que o empreendedor tenha jogo de cintura para lidar com motivações pessoais, interesses e objetivos diferentes da sua equipe.

Procure sempre manter o diálogo aberto por meio de esclarecimentos, reuniões de alinhamento, orientações e feedbacks.

Quando as pessoas são vistas com suas competências e problemas, elas são valorizadas. E com isso, toda equipe tende aumentar o equilíbrio pessoal e o relacionamento entre os membros.

 

Lição 2 – Gerencie o Tempo

 

Quanto mais efetivas as pessoas são individualmente, mais aumento de desempenho terá a equipe. E para isso, o gerenciamento do tempo é fundamental.

Apesar de ser uma competência individual, o gerenciamento do tempo impacta diretamente no resultado do grupo de forma positiva ou negativa.

Cabe ao líder observar se os seus colaboradores conseguem lidar com as distrações da vida moderna: checar e-mails e suas redes sociais, e sabem se planejar, organizar e priorizar.

O líder precisa semanalmente trazer conteúdos por meio de jogos, palestras, cursos sobre como gerenciar o tempo. E mesmo com esse cuidado, pode haver um indivíduo que esteja comprometendo a performance do grupo. Nesse caso, uma conversa individual será necessária.

Alguns pontos fundamentais podem ajudar o empreendedor com o gerenciamento individual do tempo de seus colaboradores:

– aprenda técnicas de planejamento e organização para aplicar dentro da sua empresa;

– determine prazos de entregas para as tarefas;

– desenvolva um fluxo de trabalho que comporte pequenas pausas para lanche, cigarro, entre outros. Às vezes, uma pausa para o lanche e ver a rede social mantém o colaborador ativo o resto do dia.

 

Lição 3 – Estabeleça Metas

 

Após conhecer sua equipe, o gestor terá subsídios suficientes para determinar as competências individuais e distribuir os papéis da forma mais eficiente para a aumentar a produtividade.

Todos os membros da equipe devem conhecer e entender o seu papel dentro da organização para que o processo em estabelecer metas seja mais ágil e eficaz.

O líder precisa ter alguns conceitos em mente para definir tarefas e metas e direcionar a empresa rumo aos objetivos traçados:

  1. Defina uma metodologia de trabalho – O gestor deve apresentar a metodologia de trabalho da empresa para que todas as etapas do processo estejam claras. Toda equipe alinhada a uma única metodologia garante ao gestor a minimização de ruídos. Isso vai ajudar na melhor execução, pois todos estão falando a mesma linguagem.
  2. Estabeleça metas reais e atingíveis – Defina metas semanais, trimestrais, anuais e até de 3 a 5 anos. O importante que as metas sejam compatíveis com o tempo disponibilizado. E que sejam desejáveis, tenham uma motivação real para cumpri-las.
  3. Não se acomode – Não permita que seus colaboradores se acomodem se a meta for alcançada no prazo de tempo menor que o solicitado. Não deixe a equipe estagnar.
  4. Revise a metas – As metas de longo prazo deverão sofrer revisões periódicas para mensurar os resultados e a produtividade. Se uma meta foi estabelecida semestral, o gestor deverá monitorar todo mês se a equipe está no caminho certo e fazer os possíveis ajustes necessários em virtude das mudanças que possam aparecer.
  5. Priorize tarefas – A priorização de tarefas é uma das chaves primordiais para a produtividade. Todos da equipe deverão formular uma lista com tarefas diárias, estabelecendo prioridades que devem ser cumpridas durante aquele dia, prevendo contratempos e identificando atividades que podem ser adiadas para o dia seguinte.
  6. Adquira um software de gestão – A solução mais inteligente e eficiente que aprimore os resultados, otimize tempo e facilite o gerenciamento é automatizar a gestão por meio de softwares. A tecnologia nesse caso, torna-se aliada na condução da empresa com maior dinamismo e eficácia.

Estas foram as 3 lições do cotidiano que aumentam a produtividade da sua equipe. Acompanhe nosso blog diáriamente. Sempre com posts modernos que vão ajudar você a fazer mais com os mesmos recursos!

 

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