4 Formas de como aumentar a produtividade

4 Formas de como aumentar a produtividade

O que é Ser produtivo?

Vivemos em um mundo dominado pela tecnologia, onde ao mesmo tempo em que se faz necessário produzir cada vez mais, muitos podem ser os motivos para não ser verdadeiramente produtivo. Ter Produtividade é realizar aquilo que é necessário para te levar na direção da realização dos seus sonhos, sejam eles quais forem, o resto é se ocupar!

O que muitas pessoas não sabem é que existe técnica para se ocupar em alguma coisa. Veja abaixo.

Porque preciso ter uma produtividade?

Produzir é uma questão de sobrevivência. Se um funcionário não produz em uma empresa, ele é demitido. Quem trabalha como autônomo depende da sua produtividade para garantir seu sustento e o de sua família.

Ocupação ou produção? O que faço no meu dia a dia

Ocupação é diferente de produtividade. Realizar várias tarefas não garante um dia produtivo. Ao contrário, uma dos maiores conceitos da produtividade é: fazer poucas coisas de cada vez.

Muitas pessoas realizam dezenas de tarefas ao mesmo tempo e, ao final do dia, sente-se cansados e com a sensação de que o dia não rendeu.

A dica é: organize seu tempo, estabeleça prioridades, diferencie o que é necessário do que é urgente. Procure iniciar e completar uma tarefa até o final, e depois parta para outros objetivos.

Produtividade: O que muda na minha vida?

O principal ganho na vida de uma pessoa quando ela percebe que realmente está sendo produtiva, vendo resultados do seu trabalho é a satisfação de missão cumprida e isso muda completamente a vida de alguém que antes era frustrado ou ansioso, ou seja, você ganha qualidade de vida, equilíbrio, organização, enfim, ganha mais saúde, física e mental.

Como aumentar a produtividade em 4 passos

Passo 01: Verdades da produtividade

Uma das verdades absolutas sobre Produtividade é entender que se ocupar não é produzir.

Primeira verdade: Se ocupar não é produzir. Produzir é fazer o que é necessário para te levar na direção da realização dos seus sonhos.

Segunda verdade: Suas tarefas jamais vão terminar. A esperança de que as tarefas um dia vão acabar é destruidora da produtividade.

Terceira verdade: Os maiores ladrões de energia é pensar naquilo que tem que ser feito na hora que aquilo não pode ser feito.

Quarta verdade: Se você não tem uma agenda, você vira agenda dos outros.

Passo 02: 04 Pilares da Produtividade

Existe uma lógica na construção dos 4 pilares da produtividade nível A. Conheça:

Primeiro pilar: clareza. Ter clareza certa para a sua vida..
Segundo pilar: Método Eficiente
Terceiro pilar: Modelo mental vencedor
Quarto pilar: Energia
Com os 4 pilares construídos você vai realizar todas as tarefas necessárias e ainda ter energia para fazer as coisas que gosta.

Passo 03: Folha da produtividade

Tenha uma folha da produtividade. A folha da produtividade é uma espécie de planilha ou documento com todas as atividades que você executou naquela semana ou mês. Organize sua planilha e anote tudo o que fizer, depois faça um balanço das atividades realizadas. Dessa forma você vê o resultado de seus esforços e faz adaptações na agenda, se necessário.

Passo 04: Mitos sobre a falta de produtividade

Fazer muito em pouco tempo é o objetivo de quase todo mundo. Por isso, no dia a dia, geralmente temos algumas práticas que são associadas à eficiência, mas que na verdade tornam o trabalho mais lento, ou seja, geram a falta de produtividade. São elas:

Não almoçar – Ao não almoçar pensamos que há mais tempo disponível para a execução das tarefas. Mas, na realidade, sem comer é mais difícil se concentrar e aumentam as chances de um ataque de raiva. Ou seja, melhor ter alguns minutos almoçando que ficar na mesa trabalhando devagar.

Chegar cedo e sair cedo – Ao começar mais cedo, é mais provável que o expediente dure mais. Principalmente para quem depende de outras pessoas para executar uma tarefa. Se tem muitos afazeres, chegue no horário de sempre e tente fazer tudo mais rápido.

Marcar e-mails para lê-los depois – Para assuntos urgentes o ideal é responder logos os e-mails. Ao marcar o e-mail como prioritário, é grande a chance de que a pessoa se esqueça de responder a mensagem.

Por JULIANO TORRIANI

Conheça o ProdutivoApp e obtenha relatórios de inteligência de negócios e da sua equipe, de forma online e automática.

banner experimente gratis2

Deixe uma resposta