5 elementos para um ambiente de trabalho altamente produtivo

5 elementos para um ambiente de trabalho altamente produtivo

Nem todas as empresas têm o luxo de contratar um profissional para projetar seu ambiente de trabalho afim de promover o mais alto grau de produtividade. Mesmo assim existem muitas ações que você pode tomar como um empresário para melhorar o espaço de trabalho dos seus funcionários, e ter um ambiente mais feliz, produtivo e saudável. Aqui estão 5 elementos para fazer exatamente isso:

1 – Controle de som
Se você está trabalhando em casa e tenta mitigar o som de crianças ou animais de estimação, ou mesmo em um escritório ocupado com 30 outras pessoas e paredes muito finas. Controlar o som que habita o ambiente de trabalho é importante para a produtividade. Dedicar um pouco do tempo para lidar com o fluxo de sons no ambiente de trabalho nunca é tempo perdido. Talvez isso signifique instalar painéis para absorção de ruídos afim de ter um ambiente mais silencioso, ou talvez dar play em uma playlist para manter alta energia em um espaço de trabalho comum, ou simplesmente descobrir que tipos de sons, ruídos ou o tipo de música que mantém a motivação e investir em um bom par de fones de ouvido. Independe da solução que melhor se encaixe no seu escritório, prestar atenção na harmonia sonora irá suavizar o dia de todos.

2 – Boa iluminação
Iluminação adequada não ser apenas para criar ambiência ou alegrar uma festa. Ter iluminação adequada é importante em todos ambientes, mas se você quiser realmente intensificar o nível de energia em seu escritório, de um passo adiante e utilize lampadas potentes que se pareçam com a luz do dia. Utilizando uma iluminação correta chegamos muito perto da iluminação do dia, que é naturalmente energizante. Pode parecer um pequeno detalhe, mas acredite, é uma grande melhoria geral na atmosfera do seu escritório. E o aumento na produtividade não será diferente.

3 – Ergonomia
A produtividade dos funcionários (e a sua própria) só pode ir até onde o seu corpo físico suporte. No final de um longo dia de trabalho, os músculos do pescoço e das costas começam a doer. Dores no corpo são uma chatice, pois sempre há mais trabalho a se fazer, principalmente na vida de pequenos empresários e empregados, mas frequentemente você para de trabalhar porque se vê fisicamente obrigado a parar. Invista um pouco de tempo e dinheiro para garantir que mesas e telas de computador estejam em alturas adequadas, bem como ter boas cadeiras de escritório. Também não é uma má ideia ter alguns postos de trabalho criados para se trabalhar em pé, é uma boa maneira para trocar um pouco de posição e aliviar as tensões do corpo.

4 – Layout inteligente
Muitos escritórios são configurados com pouco ou nenhum foco em como o trabalho é realmente realizado no espaço. Talvez a copiadora está onde está porque não havia uma tomada e espaço disponível. Lembre-se que onde as coisas são posicionadas importa. Uma copiadora distante da secretária, que a utiliza com mais frequência, faz com que ela tenha que atravessar a sala várias vezes ao dia criando ruídos e distrações desnecessárias. Veja o que queremos dizer? Seu ambiente deve funcionar a serviço das pessoas, e de acordo como elas trabalham, e não ao contrário. Vale a pena parar um momento e fazer um brainstorming criativo afim de descobrir maneiras de simplificar o layout do seu escritório.

5 – Posições de trabalho para tarefas específicas
Criar posições de trabalho alternativas para tarefas específicas é uma maneira fantástica e inovadora de se trabalhar. Ao invés de todos realizarem seu trabalho em sua área pessoal, mesas e etc. – Experimente configurar diferentes espaços de uso coletivo para tarefas específicas. Isto funciona especialmente bem quando várias pessoas na empresa executam atividades similares durante o dia. Por exemplo, se o seu negócio envolve lidar com documentação de clientes ou fornecedores, talvez você precise de um espaço específico para impressões, um outro
equipado com scanner, envelopes, grampeadores e pastas, e talvez ainda um terceiro espaço que lide apenas com o envio de documentos e arquivos. Ter uma estação disponível para que todos possam usar significa que você não precisa ter múltiplos do mesmo item, como fitas ou grampeadores – uma vez que todos utilizarão no mesmo lugar. Assim os funcionários têm um motivo para deixar sua mesa, esticar as pernas, manter o sangue fluindo, tudo que é fantástico para manter o cérebro fora de uma recessão. Além disso, quando cada área do escritório é configurada apenas para realizar atividades específicas, você aumenta a eficiência dos resultados de imediato – os funcionários não ficam presos fazendo tudo em suas próprias mesas durante todo o dia, você tem uma chance muito menor de distrações em frente ao computador. Estações de trabalho para tarefas específicas mantem os colaboradores ativos, ocupados e produtivos.

Fonte: FORBES

Quer melhorar ainda mais o desempenho da sua equipe? Confira nosso e-Book.

Call to Action Ebook (Produtivo)

Deixe uma resposta