5 Passos para manter os seus funcionários Motivados

5 Passos para manter os seus funcionários Motivados

Atitudes são contagiosas. Você tem o perfil de pessoa que inspira seu time a iniciar os dias motivados a enfrentar novos desafios?

Não é por acaso que Steve Jobs é um nome familiar, e não é só porque ele era o chefe de uma empresa mundialmente conhecida.

Jobs era um líder intelectual cujos colegas acreditavam. Ele entendeu que conduzir o trabalho é mais do que tomar decisões importantes no negócio. Líderes fortes definem o ritmo do seu negócio e orientaram seus funcionários para serem cada dia melhores.

 

Um bom líder ensina princípios ao invés de apenas delegar.
Selecionamos os 5 melhores para você: 

 

1. VENDA A IDEIA PARA SUA EQUIPE COMO FARIA PARA UM INVESTIDOR

Você sabe que uma boa apresentação (pitch) é fundamental para sua empresa, qual a oportunidade a ser trabalhada, em qual mercado atuar, seus diferenciais e os seus objetivos? Essa é uma mensagem importante para os potenciais investidores e parceiros, mas é especialmente importante para as pessoas que trabalham diariamente em busca dos objetivos de sua empresa.

Em uma recente palestra, o especialista em liderança Simon Sinek colocou em pauta o valor do “por que”.

“Cada pessoa, cada organização sabe exatamente o que está fazendo. Mas poucas pessoas ou organizações sabem por que fazem. Por que fazer? Por que ter lucro? Por que? Qual é a sua finalidade? Qual a sua causa?

Um líder inspirado dá sentido ao trabalho dos seus funcionários: gerenciar sentimentos de inspiração é parte do trabalho de um líder, tanto como supervisionar.

 

2. UMA EQUIPE É TÃO FORTE QUANTO SEUS JOGADORES

A apatia é um dos maiores adversários de um líder. Se você pudesse escolher entre uma equipe de abelhas operárias e uma equipe de líderes, orientados a um objetivo e auto-motivados o que escolheria? Eu ficaria com a equipe de líderes.

Embora isso possa parecer mais difícil de gerir, considere que cada colaborador vai ter um trabalho específico, e uma função específica dentro da organização. Cada pessoa tem a oportunidade de ser auto-motivada “empreendedor interno.” A partir desse nível de motivação vêm novas idéias e métodos para resolver problemas de forma criativa.

Um bom líder deve incentivar isso. Dar às pessoas espaço para crescer, e, sempre que possível, recompensar pelo desempenho.

 

3. NÃO BASTA MOTIVAR SUA EQUIPE: INSPIRE-OS

É impossível calcular o valor que uma palestra motivacional traz aos colaboradores de uma organização. Por isso há uma razão para workshops e palestras que irão energizar e inspirar os seus funcionários. Procure manter os líderes sempre bem perto dos colaboradores. O próprio dono da empresa pode dar palestras para orientar funcionários e contar suas experiências.

 

4. MOSTRE PARA SUA EQUIPE O QUANTO VOCÊ APRECIA O TRABALHO DELES

Certamente um aumento de salário é uma ótima maneira de mostrar a um funcionário que você valoriza o seu trabalho e suas contribuições, mas você não pode usar esse artifício todos os dias. Um líder intelectual no ambiente de trabalho precisa de mais truques em sua cartola do que apenas compensações.

Esteja sempre pensando em novas maneiras de mostrar ao seu pessoal que você os aprecia e comemora os seus sucessos. Realce pequenas vitórias em reuniões de equipe. Premie com responsabilidades e papéis de liderança os funcionários que demonstram que são capazes, e certifique-se de explicar o seu raciocínio. As palavras são poderosas, e quando bem colocadas podem fazer uma grande diferença no sentido de auto-estima e bem-estar do funcionário.

 

5. COMPARTILHE SUA PAIXÃO E LIDERE A LINHA DE FRENTE

Uma referência ao filme Coração Valente pode parecer exagerado em um artigo sobre negócios, mas pense comigo: uma pessoa com perfil de líder pode aprender uma coisa ou outra com o personagem guerreiro William Wallace.

Como um guerreiro nas linhas de frente do campo de batalha, todos os olhos estão em você e suas ações. Suas atitude vão determinar o quão duro o seu exército vai lutar por você. Um funcionário desiludido ou desmotivado é apenas um pequeno contratempo na sua batalha diária; já em um líder é um problema que pode fazer você perder o jogo. Parte do seu trabalho é enfrentar cada dia com energia e paixão, inspirando seus funcionários a fazer o mesmo.

Gerenciar uma equipe eficiente começa com você, com suas atitudes e suas ações. Se você quer uma equipe inspirada a enfrentar novos desafios, você precisa fazer o mesmo. As atitudes são contagiosas: mantenha uma mente positiva e trate de transmitir a todos o caminho certo.

Call to Action Ebook (Produtivo)