6 Passos para transformar seu funcionário em um bom líder

6 Passos para transformar seu funcionário em um bom líder

Ter bons líderes dentro da empresa é fundamental para que a operação funcione melhor e para que o empreendedor possa se afastar das tarefas do dia a dia para ter uma atuação mais estratégica.

De vez em quando, surge um “líder nato” na organização e facilita as coisas. Mas, na maioria das vezes, é papel do gestor identificar os profissionais com potencial e ajudá-los a se preparar para a função.

“Todo profissional tem a possibilidade de se tornar um bom líder. Para isso é preciso desenvolver e aprimorar competências técnicas e comportamentais específicas”, diz José Roberto Marques, presidente do IBC Coaching.

Confira as dicas do especialista para chegar lá:

Identifique o funcionário potencial
Procure identificar no dia a dia o colaborador com características de liderança. Entre essas habilidades, se destacam comunicação assertiva, comprometimento, busca por evolução contínua, criatividade, conhecimentos sobre os processos internos de trabalho, capacidade para lidar com situações de estresse e pressão e capacidade de transformar situações difíceis em oportunidades de crescimento.

Avalie o grau de confiabilidade do candidato
Encontrou alguém com um conjunto propício de características? O próximo passo é descobrir o quão confiável ele é. Um ponto importante a ponderar é se ele sabe trabalhar bem em grupo e respeitar suas decisões – liderança não pode ser confundida com autoritarismo nem com insubordinação.

Tenha uma conversa franca sobre os seus planos
Pergunte ao funcionário se ele gostaria de assumir um papel de liderança e se ele se sente preparado para tal função. Ele também deve ter disposição para aprimorar suas habilidades.

Apresente um plano de carreira
Para que o investimento que a empresa fará na formação do líder valha a pena, seus anseios pessoais e profissionais devem estar alinhados com os da organização. É importante apresentar um plano de carreira que faça sentido para o profissional. “O futuro líder deve conhecer suas reais possibilidades de crescimento e desenvolvimento da carreira dentro da organização”, diz o especialista.

Prepare-o psicologicamente
Um cargo de confiança pode gerar certa indisposição com os colegas de trabalho. É importante que o líder se sinta seguro para sair da zona de conforto e arriscar ser excluído pelos colegas.

Invista na formação
Se está claro que aquele é o profissional certo, é hora de investir na formação. Ofereça cursos de extensão, pós-graduação e treinamentos específicos em liderança. Seu papel é garantir os recursos necessários para se tornar o líder de que você precisa.

Quer melhorar ainda mais o desempenho da sua equipe? Confira nosso e-Book.

Call to Action Ebook (Produtivo)

Deixe uma resposta