8 Maneiras de ser produtivo e não viver ocupado

8 Maneiras de ser produtivo e não viver ocupado

Pessoas ocupadas muitas vezes confundem ser ocupado com ser produtivo. Isto é causado por uma ligação cognitiva no cérebro; em alguns casos, estar ocupado pode nos dar uma percepção falsa de produtividade. No entanto, ser produtivo requer um conjunto diferente de habilidades do que simplesmente ficar ocupado.

 

Uma maneira muito fácil para ilustrar essa ideia é quando estamos diante de um problema. Pessoas improdutivas preferem fazer algo rápido ao invés de não fazer nada, mesmo que não seja a solução adequada. Pessoas produtivas se esforçam para analisar a situação e então decidir o que fazer.

Confira como pessoas produtivas travam essa batalha contra a ocupação para que você possa também se tornar mais produtivo.

 

1. Eles gastam tempo pensando antes de agir

Planejamento às vezes é percebido como um desperdício de tempo. Mas ter o plano certo é extremamente importante, pois vai ajudá-lo a executar a tarefa de uma forma mais organizada e você obterá melhores resultados.

Como Abraham Lincoln disse: “Dê-me seis horas para derrubar uma árvore e eu vou passar as quatro primeiras afiando o machado”.

 

2. Eles não ficam falando sobre quanto ocupados são

Pessoas ocupadas gostam de contar aos outros como eles estão ocupados porque os ajuda a lidar com o seu próprio stress. Ao fazer isso, eles estão passando um senso de urgência para outras pessoas que, em sua opinião, também deveriam estar muito ocupadas. Pessoas produtivas se concentram em suas tarefas enquanto trabalham nelas e não durante o resto do tempo. Eles não precisam de outras pessoas para tranquilizar os seus níveis de stress.

 

3. Eles priorizam gastar o tempo com sabedoria

Para ser produtivo, é necessário priorizar e decidir com o que você pode se comprometer. Em seguida, ignorar todo o resto. Isso ajuda as pessoas produtivas a gerenciar a sua própria energia e não perder a sua vitalidade nas coisas que não valem a pena.

 

4. Eles fazem menos coisas

Tentar fazer muita coisa normalmente resulta em desastres. Em vez disso, as pessoas produtivas se concentram em menos coisas, utilizando os seus pontos fortes e fazendo o que realmente importa de uma forma excepcional.

 

5. Eles usam as ferramentas certas para gerenciar o tempo

Quando a tecnologia é utilizada da forma correta, ajuda a tornar-nos mais produtivos. Usando os aplicativos e ferramentas certas nos tornamos mais produtivos no ambiente de trabalho. Se você não conhece ainda recomendamos uma ferramenta online e grátis para até 5 usuários conheça acessando o link: Gerenciamento de Tempo.

 

6. Eles terminam o trabalho no tempo

Terminar o trabalho no tempo estimado é fundamental. Programar-se e colocar prazos para finalizar as atividades ajuda a manter a produtividade e não procrastinar. Pessoas ocupadas tendem a continuar trabalhando no final do dia, o que significa que eles nunca se desligam e infelizmente, tornando-os menos produtivos durante o horário de trabalho.

 

7. Eles sabem como gastar seu tempo livre

Pessoas produtivas apreciam ter tempo livre :). Eles geralmente têm passatempos e estão ansiosos fazendo planos para o final de semana ou próximo feriado, junto com seus amigos e familiares. Pessoas ocupadas encontram dificuldades para ocupar sua mente com outras coisas além de trabalho.

 

8. Eles não falam sobre o trabalho em seu tempo livre

Dificilmente você vai ouvir pessoas produtivas falando sobre o trabalho durante seu tempo livre. Em geral, eles se concentram em suas tarefas enquanto trabalham, fora isso, passam o resto do tempo com suas mentes translúscidas coma a água e sempre abertas a novas vivências.

 

Call to Action Ebook (Produtivo)