Autodisciplina. Boas maneiras de desenvolver ao máximo a sua.

Autodisciplina. Boas maneiras de desenvolver ao máximo a sua.

Algumas vezes sou elogiado pela minha ética de trabalho forte e alto nível de autodisciplina. O engraçado disso é que particularmente não me sinto uma pessoa disciplinada. Eu apenas sigo alguns truques simples que me ajudam a manter o foco.

Usar o tipo correto de motivação para a tarefa do momento

O autor “Drive”  Daniel Pink escreve em seu livro que dinheiro, pressão social, melhor status e outro motivadores extrínsecos são os mais usados para trabalhadores que exercem trabalhos manuais. O incentivo financeiro restringe o foco ajudando a ficar na tarefa, o que é ótimo para trabalhos como cortar grama.

De contrapartida, solucionar problemas de forma criativa é melhor incentivado por motivadores intrínsecos. Como engenheiro, eu geralmente trabalho em projetos que requerem soluções detalhadas e criativas. Claro que fazer dinheiro me motiva a vir para o trabalho todo dia mas é a motivação intrínseca que me mantêm produtivo durante o dia. Esse é o motivo da escolha de um trabalho que oferece oportunidade de satisfação pessoal, mesmo havendo outras opções financeiramente mais lucrativas.

Pink argumenta que a melhor motivação intrínseca vem de sentir o senso de autonomia, domínio no assunto e propósito. Autonomia dá a você a sensação de liberdade e independência. Domínio no assunto ajuda você a se tornar melhor em algo que realmente importa para você. Propósito ajuda a preencher o seu desejo natural de contribuir em causa maior e mais permanente comparado a você mesmo.

Ajuste-se com os incentivos apropriados para a tarefa e vai parecer que você tem quantidade interminável de disciplina, quando na realidade você apenas está se divertindo!

Força de vontade é consumível, guarde para as coisas que importam!

Em poucas palavras, força de vontade é um recurso que é consumido a cada vez que você toma uma decisão difícil ou resite a uma tentação. Mas quando você transforma uma ação em hábito (escovar os dentes ou lavar roupas) então ela se transforma em “ação-grátis”, ou seja, significa que não consome sua energia mental enquanto está sendo feito.

Posso parecer uma pessoa disciplinada por manter uma dieta saudável, quando na realidade são minhas escolhas dietéticas que requerem zero esforço por elas terem se transformaram em hábitos. Por falar nisso, manter uma dieta saudável junto com uma rotina de exercícios e dedicação para obter uma boa noite de sono são métodos muito conhecidos que ajudam a rejuvenescer suas reservas de força de vontade.

Altos níveis de força de vontade são melhores mantidos através da criação de hábitos, evitando situações onde a tentação será envolvida e consistentemente mantendo as rotinas de saúde, exercício e sono.

Conveniência é o segredo para ter sucesso na autodisciplina!

Quanto mais eu penso sobre isso, mais vejo que nossas vidas são regidas por mais conveniência do que gostariamos de admitir. De acordo com Dan Ariely, pessoas não gostam de fazer escolhas difíceis então elas tendem a selecionar a opção que parece mais fácil. No contexto da pesquisa de Dan, o sucesso de programas de doação de órgãos depende exclusivamente da decisão de participar ou não. Nós normalmente escolhemos a opção padrão a maior parte do tempo.

Similarmente, o autor Shawn Archer escreveu no seu livro “A Vantagem Felicidade” sobre o conceito que ele chama de energia de ativação. Shawn quis aprender violão mas ele não conseguia manter a disciplina para praticar todo dia. Ele se deu conta que começar a praticar consumia muito mais energia quando comparado com apenas ligar a televisão. Depois de deixar o violão em um lugar bem prático e tirando as pilhas do controle remoto da TV, ele teve sucesso manipulando a si próprio para praticar violão com muito mais frequência.

Em resumo:

Exercer autodisciplina verdadeira é difícil. A idéias principal aqui é buscar soluções alternativas. Se coloque na situação com a motivação correta para maximizar seu incentivo para continuar na tarefa. Crie hábitos de forma que suas decisões diárias sejam muito desgatantes. Mantenha sua saúde física para maximizar suas reservas de força de vontade. E finalmente, ajuste sua vida de maneira que tomar a decisão correta seja conveniente, sucumbir a tentação seja difícil.

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