como delegar eficientemente

Como delegar eficientemente

O primeiro ato ao delegar é o mais difícil. Como eu posso pedir para outra pessoa uma coisa que certamente eu poderia fazer?

Meu conselho — delegue algo que você simplesmente ama fazer e delegue para alguém que você confia. O fato de você amar a tarefa significa que você já terá investido no seu término e isso irá motivar a pessoa que você escolheu para delegar.
Dessa forma quando a tarefa terminar você vai receber cerca de 90% do que você pediu — o que é justo, visto que 10% não é falhar, é apenas demonstração da interpretação única de quem recebeu a tarefa.

Não se preocupe, vocês dois vão melhorar com a prática.

Recomendações rápidas vão ajudar você a delegar para o time, mantendo uma boa comunicação:

  • Relatório ou atualizações semanais – Quando você vai querer saber sobre o progresso? Deixe seu time saber e mantenha este processo o mais simples possível.
  • Medindo o progresso – Como vamos medir o andamento? (Datas, métricas, estágios de progresso). E quando? (Semanalmente, a cada 2 semanas, qual dia)
  • Dependências – De que depende e qual impacto de não entregar a tarefa que você delegou?

Deixando estes 3 itens claros você já tem meio caminho andado em direção ao sucesso ao delegar.

Mantenha a simplicidade: Se você não tem um gerenciador de metas ou plataforma de tarefas que ajude você a gerenciar, mantenha a simplicidade e crie uma pequena planilha de fácil acesso apenas com as colunas: Responsável, título, data, medida, status (Sob risco, encaminhado, ..), Última atualização. E mantenha ela atualizada semanalmente.

Outro método eficaz é fazer as seguintes perguntas para quem recebeu a tarefa:

1. O que você irá fazer?
2. Como você irá fazer?
3. Como vou saber que você está fazendo?

Boa sorte gestor!

Call to Action Ebook (Produtivo)