Como usar Inside Sales para vender com menos custos

Como usar Inside Sales para vender com menos custos

O departamento comercial é o coração de qualquer negócio. É a partir das vendas que uma empresa pode gerar receita para cobrir seus gastos, reinvestir, expandir e – claro – garantir lucratividade. Mas cada vez mais as empresas percebem que não basta vender muito, e sim da maneira certa. Isso envolve reduzir os custos das vendas, e para atingir essa meta Inside Sales é uma ferramenta poderosa.

O que é Inside Sales?
Inside Sales, ou “vendas internas”, são vendas feitas dentro da empresa, sem que sejam necessárias visitas ao cliente e reuniões presenciais. Mas cuidado, pois Inside Sales não é o mesmo que telemarketing: a diferença entre os modelos está na complexidade do trabalho desenvolvido. O telemarketing geralmente é massivo e mecânico, enquanto o Inside Sales funciona da mesma maneira que as vendas feitas pessoalmente – através de reuniões, com um processo mais extensivo – mas usando recursos tecnológicos para eliminar a necessidade de deslocamento.

Em outras palavras, Inside Sales permite desenvolver todo o trabalho de aproximação, relacionamento e persuasão do cliente, respeitando todas as etapas e o tempo necessário para “educá-lo” sobre seu produto. No entanto, esta modalidade elimina a necessidade que o vendedor tem de se deslocar e reduz esses custos. Justificando o nome, são vendas feitas “de dentro” da empresa.

Outra diferença básica é que Inside Sales, quando atrelada ao Inbound Marketing, pode gerar resultados fantásticos. Isso porque seus leads chegam até você pelo interesse e vender para eles fica muito mais fácil. Sem contar que o Inbound Marketing te dá todas as informações sobre a interação do lead com seus materiais e conteúdo, permitindo que sua empresa aborde-os no momento certo. Negócios B2B podem se valer muito bem dessa oportunidade e alavancar mais vendas, dada a complexidade maior desse tipo de transação.

Inside Sales e a redução de custos
Como a modalidade de Inside Sales elimina a necessidade de deslocamento, ela permite reduzir os custos do departamento comercial. Alguns dos gastos que esse setor apresenta, e que podem ser reduzidos ou até eliminados, são:

• Gastos com passagens;
• Gastos com hospedagem;
• Gastos com aluguel de espaços para reuniões;
• Gastos com almoços e jantares de negócios;
• Gastos com reembolso de combustível dos vendedores;
• Possíveis gastos com incidentes durante as viagens, como acionamento do seguro, despesas médicas, e outros.
• Horas perdidas em compromissos reagendados

Inside Sales também tem custos?
O custo necessário para manter Inside Sales é referente apenas à ferramenta necessária para conduzir as reuniões virtuais. Felizmente, hoje em dia é possível encontrar serviços especializados de alta qualidade, que oferecem todas as ferramentas necessárias para simular uma reunião presencial, a um preço acessível e vantajoso.
Boas plataformas oferecem a opção de compartilhar documentos – para que o cliente possa acompanhar a pauta e visualizar dados importantes durante a sua apresentação – além de navegação compartilhada, para mostrar ao cliente informações da internet sem que seja necessário enviar links constantemente. Ou seja, você tem os recursos necessários para conduzir uma negociação de sucesso, a um custo muito menor do que o método tradicional.

Outras vantagens da Inside Sales
A redução de custos não é a única vantagem de estruturar Inside Sales em uma empresa. Esta modalidade também facilita o acesso aos clientes, pois se torna mais simples encaixar uma reunião em qualquer brecha da agenda. Além disso, já que não será preciso sequer sair da mesa para atender o seu vendedor, o cliente também fica mais aberto a ceder algum tempo e ouvir sua proposta. O resultado é que mais portas se abrem, e a possibilidade de fechar novas vendas aumenta.

Para completar, o tempo necessário para fechar cada venda – desde o primeiro contato até a assinatura dos contratos – é reduzido, pois não é preciso esperar dias entre uma reunião e outra. Isso também faz com que o vendedor consiga fazer mais demonstrações por dia, e deixa seu trabalho mais eficiente.
Existe também a possibilidade de criar estratégias ainda mais interessantes: organizar um time de Inside Sales com CRMs. Assim, você facilita o follow-up dos vendedores, melhora o relacionamento com clientes para fideliza-los, e toma atitudes para evitar altas taxas de churn.
Colocando em termos simples, todos os obstáculos gerados por disponibilidade de tempo ou distância entre o seu vendedor e o cliente são eliminados do processo de vendas através de Inside Sales.

Quer implantar Inside Sales no seu negócio? Visite o site da Viddheo e saiba como.

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