zona-de-conforto_port-300x206

Como vencer a procrastinação

Nós procrastinamos por causa dos hábitos que criamos ao longo do tempo e quando trabalhamos alguns desses hábitos aleatoriamente nos atacam nossa mente de surpresa.

E então, como vencer a procrastinação?

Rastreie suas atividades cotidianas (pode ser automático!)

  • Esqueça a lógica. Ela não funciona. Uma vez que tu decide fazer alguma coisa, lógica ou razão vão deixar de te ajudar. Dentro de nós, nas profundezas do cérebro existe uma pequena herança réptil que não fala diretamente no nosso idioma. Essa pequena iguana que vive no cérebro pode ser assustada, excitada ou conciliada. Mas a nossa razão e argumentação não funciona com ela.
  • Conforto realmente importa. Enquanto houverem necessidades básicas presentes como cansaço, fome ou até mesmo deprimido por alguma coisa que não vai tão bem, o seu réptil bebe vai ser rebelde. Quando a gente falha ao cuidar de nós mesmos, ele desperta. Daí começa a choramingar, gritar e vai se recusar a fazer toda e qualquer coisa que você disser. Mas ele é seu amigo, esse É o trabalho dele. Garantir que você coma, durma e arranje um tempinho para diversão. E sim.. quem gosta de desafios e joguinhos não é você.
  • Disciplina deve ser nutrida. Como regar uma planta. Se tu passar uns dias sem regar uma planta ela pode parecer bem, mas com o tempo começa a amarelar, perdera postura.. Somos iguaizinhos. Construa uma rotina de reforços positivos e negativos. Quando quero que meu filho coma cenouras e brocolis trato sempre de não dar o pirulito antes. Da mesma forma, te recompense pelo seu pequenos sucessos. Mas também esquematize alguns castigos justos quando você falha consigo mesmo. Um bom jeito de garantir bons resultados de você mesmo é o clássico declarar para pessoas que tem confiança em ti uma meta que tu conseguirá atingir. A pressão externa do não cumprimento já é um castigo violento. Pressão social influencia a Iguana Rex positivamente.
  • Estimule emoção. A Iguana Rex do cérebro responde a emoções. Esta é a linguagem dela (lembra? esqueça lógica e razão). Então dá um jeito de se animar empinando uns cafézinhos, fazendo uns apoios, dando uns pulos, ou com medo, aterrorizado. Assista palestras motivacionais do TED, filmes dramáticos ou de ação, até artigos técnicos sobre assuntos que você ame estudar funcionam. Eu pessoalmente uso música dramática enquanto programo o que está debaixo do capô do ProdutivoApp (minhas playlists favoritas estão no site musicForProgramming();). Projete a sensação boa associada a resolver aquelas tarefas que nem são tão difíceis mas que estão ali pendentes. Nem são tantas. Ou pense no caos de falhar nelas, perdendo prazos, também funciona. Pare um momento, respire e relembre quanto bom foi terminar algumas tarefa árdua uns dias atrás. É bom resolver os abacaxis! Libera peso nas costas e dá espaço pra novas coisas boas! Faz a tua imaginação te sacudir o suficiente pra iniciar a ação. Com crianças a técnica é a mesma: “Escova os dentes ou eles vão cair..”.
  • O primeiro passo é o mais difícil. Force um inicio. A coisa mais importante que tu pode fazer é começar. Muito dos instintos da Iguana Rex estão ligados a evitar mudanças, para ela mudanças podem ser perigosas e ela sempre que te proteger. Mas uma vez que iniciado o pequeno réptil para de te travar e começa a te alimentar com dicas que te ajuda a prosseguir ou terminar. Ele trabalha a teu favor sempre. O truque está em se ativar na hora certa. Com o tempo, tu consequirá inclusive convencer a Iguana Rex a amar aquilo que antes você odiava. (Eu não gostava de correspondências até ter que enviar quase mil cartas de negócio.. Repetição não é minha praia mas envelopar repetidamente pode ser um experiência incrível). Existe uma razão para que as crianças sejam forçadas a irem pra escolinha ou para experimentar aulas de violão.
  • Monte seu ambiente e esconda os brinquedos. O seu Rex não é bom de vista e também não é um animal muito brilhante. Se ele enxergar o ícone da rede social, ele vai querer. É que nem começar a assistir um episódio Piloto de uma série no Netflix que um amigo indicou antes de ir dormir.. Impossível resistir e deixar para depois. Deixe seu ambiente o mais livre possível de distrações, desconecte de messengers, deixe seu celular carregando em cima de um móvel longe de ti, desligue notificações do Gmail ou Outlook. Tenha separado o local de trabalho e diversão. Em computadores o ideal é ter um para cada propósito (ou pelo menos contas de usuário separadas).
  • Conheça sua rotina. Fica fácil lutar contra as tantas distrações da vida digital quando elas são medidas e identificadas. Use uma ferramenta de gestão do tempo. Nossos clientes dizem que a nossa é sensacional.

 

 
Call to Action Ebook (Produtivo)