Diferenças entre liderança e chefia

Diferenças entre liderança e chefia

Quando o assunto é liderança, o que lhe vem à cabeça? Em sua opinião, qual é o perfil ideal de um bom líder? O que ele deve fazer para conseguir desenvolver pessoas e alcançar grandes resultados? Hoje, mais do que nunca, organizações e profissionais entendem que os líderes precisam estar atentos aos novos tempos, buscar evolução contínua e abandonar métodos ultrapassados.

A discussão sobre as diferenças entre liderança x chefia é recorrente no universo organizacional, sendo muito positiva para o desenvolvimento dos liderados e de novas culturas empresariais. Quanto mais se fala na figura do líder, mais se espera que este profissional tenha um perfil realmente diferenciado do chefe que acredita na fórmula do “eu mando e você obedece”.

Diferenças entre liderança e chefia

A liderança deve ser inclusiva, sempre incentivando o engajamento dos liderados em prol da empresa e do desenvolvimento dos colaboradores. O líder deve ser inspirador e motivador, sempre dando o exemplo e disposto a instruir, ensinar e guiar seus liderados para que todos possam desenvolver seu potencial e suas habilidades.

Suas competências técnicas, emocionais e comportamentais tornam o líder uma pessoa admirada e seguida. O chefe e o líder tem em comum o fato de ocuparem os cargos de gestão mais altos das empresas. Entretanto, as semelhanças param por ai.

O chefe, em geral, é aquele que carrega para si os méritos pelo sucesso, deixando a equipe de lado. Ele assume o prestígio por tudo e, quando algo não sai como o esperado, tira o corpo fora e apenas aponta os culpados.

Além disso, o chefe oprime seus chefiados e não gosta que deem opinião ou participem da tomada de decisões. Isso porque o chefe acredita que sabe tudo e que, por isso, é só ele quem toma decisões e manda. Ele é um gerenciador de demandas — e não de pessoas, como o líder —, que não consegue ser assertivo em sua comunicação, uma vez que assume uma postura opressora e que deixa a equipe desconfortável com sua presença.

Se, por um lado, o líder tenta reunir as opiniões e destacar o bom trabalho, seja ele individual ou do grupo, o chefe é uma pessoa que não permite que outras pessoas sejam bem sucedidas. Para ele, bons profissionais são ameaças e possíveis concorrentes a seu cargo.

Por isso, você dificilmente ouvirá um elogio vindo de um chefe. O líder, por sua vez, não tem receio de elogiar seus liderados, oferecer-lhes oportunidades de ascensão e dar os feedbacks necessários para seu crescimento.

Os chefes são os principais responsáveis pelo turnover nas empresas. Isso porque os profissionais de hoje buscam líderes que atuem como mentores e até mesmo como coaches de carreira. Por isso, esses gestores devem oferecer conhecimento e oportunidades para que os funcionários desenvolvam seu currículo profissional.

Por Portal IBC

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