Gestão de pessoas e a influência no crescimento das empresas

Gestão de pessoas e a influência no crescimento das empresas

Empresas não crescem e nem sobrevivem sozinhas. Essa é uma máxima muito recorrente – e totalmente verdadeira – no universo corporativo. Para haver o desenvolvimento sustentável das organizações, é necessário que existam profissionais trabalhando continuamente dentro delas.

Esse trabalho envolve não só a execução de tarefas na linha de produção e setores operacionais, como também a gestão inteligente de pessoas, focada em aproveitar o melhor de cada colaborador.

Veja a seguir por que o foco na gestão de pessoas é tão importante para o crescimento, longevidade e sustentabilidade das empresas.

AS FUNÇÕES DA GESTÃO DE PESSOAS
A gestão de pessoas envolve vários aspectos que dizem respeito aos funcionários das organizações. De forma resumida, esse departamento é responsável pela disseminação da cultura da empresa, liderança e administração dos profissionais, implementação de processos internos, estabelecimento de benefícios, promoção de aprimoramento profissional, suporte na realização de tarefas, gerenciamento de conflitos, planejamento de mudanças, recrutamento e manutenção de talentos, supervisão de comportamentos, avaliação de desempenho, controle de cargos e salários, formulação de planos de carreira, dentre outros.

São muitos os encargos relacionados aos funcionários. E todos eles precisam ser aplicados para que os colaboradores se sintam seguros e motivados no trabalho e, assim, possam contribuir para o crescimento da empresa. A seguir, vejamos isso de forma mais aprofundada.

A GESTÃO DE PESSOAS OTIMIZA A PRODUTIVIDADE
A gestão de pessoas pode influenciar positivamente na produtividade da empresa, refletindo diretamente nos resultados financeiros do negócio. Com uma boa gestão, treinamentos e definição de metas, os colaboradores trabalham mais e melhor, em um menor espaço de tempo. Além disso, profissionais qualificados e bem liderados, sabem otimizar não apenas o tempo, como também, os recursos materiais empregados no trabalho, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável da corporação.

ELA AJUDA NO APROVEITAMENTO TOTAL DAS POTENCIALIDADES
Quando a empresa foca na gestão de pessoas, é mais fácil aproveitar as potencialidades de cada profissional pois há um conhecimento profundo das habilidades e limitações dos colaboradores. A delegação de tarefas se dá de maneira mais eficiente, os erros são minimizados e cada trabalhador atua na área em que se sente à vontade. Isso aumenta, inclusive, o prazer em trabalhar na empresa.

CONTRIBUI PARA MELHORAR OS RELACIONAMENTOS
Um dos pontos mais positivos da gestão de pessoas é justamente a melhora do clima organizacional, no sentido dos relacionamentos se tornarem mais sólidos, amigáveis e respeitosos. Quando há uma boa gestão de pessoas, existe também o gerenciamento de conflitos internos, o estímulo ao trabalho em equipe, a promoção da melhora da convivência e o desenvolvimento de um trabalho sinérgico, que é fundamental para o crescimento sustentável de qualquer negócio.

INFLUENCIA NO AUMENTO DA MOTIVAÇÃO
Quando a empresa a pensa e investe nos seus profissionais, o aumento da motivação é inevitável. As pessoas passam a vestir a camisa da organização, se engajam nos processos e projetos, dão o melhor de si na execução das tarefas, apresentam mudanças positivas de atitude e trabalham mais satisfeitas, a ponto de querer permanecer no quadro funcional da empresa por muitos e muitos anos.

QUEDA NA ROTATIVIDADE DE PESSOAL
Todos os benefícios desaguam em um: a empresa mantém os funcionários. Além disso ser um retorno muito positivo daquilo que foi investido em treinamentos e cursos, o RH reduz os custos com a saída de pessoal, ação bastante custosa.

Fonte: veler.com.br

Quer melhorar ainda mais o desempenho da sua equipe? Confira nosso e-Book.

Call to Action Ebook (Produtivo)

Deixe uma resposta