Não trabalhe pesado

Não trabalhe pesado. Trabalhe de forma inteligente.

Meu antigo chefe me dizia o tempo todo: “Queremos que você não trabalhe pesado, queremos que você trabalhe inteligentemente”

Vou começar de uma visão distante e vou ir voltando no tempo para você entender onde quero chegar.

Não trabalhe pesado. 10 Lições

1. No fim de cada ano,  pare por um momento para refletir que metas você atingiu, que metas você não cumpriu e quais metas você terá para o próximo ano.

2. No fim de cada mês, reflita em que metas você atingiu, que metas não cumpriu e quais metas você terá para o próximo mês.

3. No fim de cada semana, reflita em que metas você atingiu, que metas você não cumpriu e quais metas você terá para o próxima semana.

4. Toda noite antes de dormir, escreva o que você quer fazer amanhã, ações que te levem para perto das suas metas da semana.

5. Divida seu dia baseado nos seus padrões de produtividade. Por exemplo, sei que entre 1 e 3 da tarde tenho maior dificuldade em manter o foco. O mesmo acontece entre 5 e 7 da noite. Então opto por fazer minhas tarefas mais difíceis pela manhã, meio da tarde e noite.

6. Remova coisas que te distraem durante o trabalho, e não tente ser multi-tarefa. Se você vai trabalhar em X por uma hora, então trabalhe apenas em X. Nada mais, a não ser que seja absolutamente necessário.

7. Delegue o que puder. Tentar abraçar o mundo não é uma questão de dignidade. Use as pessoas como recursos.

8. Não tente recriar a roda. Aprenda a reusar seu próprio trabalho. Se você já escreveu sobre isso em outro lugar, reuse. Se já criou uma planilha ou gráfico parecidos, reuse.  Tente dar novos propósitos para coisas já existente ao invés de começar do zero. Pequenas decisões desse tipo, podem te poupar um tempo enorme.

9. Desacelere para ganhar velocidade.  Vou usar uma analogia aqui. Você economiza mais tempo colocando um ovo cuidadosamente no lixo do que atirando ele pelo ar sobre a cozinha, esperando acertar na lixeira. Se não acertar, vai passar 5 minutos esfregando o chão.

10. Pensamentos positivos. O trabalho fica pronto mais rápido quando você não está brigando consigo mesmo durante o processo.

Call to Action Ebook (Produtivo)