Por que as pessoas fazem listas?

Por que as pessoas fazem listas?

Existem vários tipos de listas. Listas com itens, de checagem.. Mas pela essência da questão vou listar abaixo o potenciais benefícios delas:

1- Escopo
A palavra escopo tem um significado bem claro em inglês: Investigar. Definir os ‘o que’ e os ‘como’ de determinado assunto, assim fica bem mais fácil estimar os custos.

2- Priorização
Listar itens ajuda a priorizar. Especialmente quando os recursos são limitados. Os itens têm que caber dentro do seu plano e a ordem sempre importa para uma execução eficiente.

3- Clareza
Frequentemente, em trabalhos de equipe, existe ambiguidade sobre o que precisa ser feito. Pessoas dão nomes diferentes para as mesmas ideias fazendo parecer que existam mais tarefas. Listas ajudam a definir explicitamente e criar uma referência sólida a ser seguida (Ou contestada e repensada).

4- Objetividade
Na maioria das empreitadas difíceis que passamos enquanto vivemos, existem momentos críticos onde nosso ego e ideias preconcebidas atrapalham de verdade, detonando nossa objetividade e nos deixando mais vulneráveis a tomar decisões erradas. Listas promovem a reflexão e você fica menos inclinado a andar em círculos.

5- Acompanhar
A qualquer momento, listas entregam um mecanismo de rastreio perfeito para o time todo enxergar a quantas vocês andam dentro do “grande plano”.

6- Foco
O glorioso ganho que é consequência dos itens acima. Listas mantêm as pessoas focadas e alinhadas entre si na busca do resultado, todos em direção à mesma estrela guia.

PS: Pessoalmente não sou um grande fazedor de listas mas estou cercado de gente inteligente que acredita no poder delas. Enquanto escrevia esse artigo me dei conta de quanto uma está fazendo falta no momento. Mãos à obra.

Confira nosso e-Book

Call to Action Ebook (Produtivo)

Deixe uma resposta