Você sabe o que é mentoring?

Você sabe o que é mentoring?

Estava lendo uma matéria interessante esta semana no Portal MSN, entitulada “Apenas 10,9% dos profissionais já passaram por processo de mentoring”, e tive a ideia de falar um pouco mais sobre este assunto tão pouco falado aqui no blog.

A matéria do portal diz que: “Poucos profissionais já atuaram como mentores em sua empresa ou foram “mentorados”, um total de 10,9%, segundo pesquisa da Catho realizada com 16 mil participantes entre março e abril deste ano.”

Para entendermos um pouco sobre mentoring, é preciso conhecer o seu conceito. Segundo o próprio Portal MSN, mentoring ou tutoria é um processo no qual um profissional mais experiente (o mentor ou o tutor) é designado para apadrinhar um mais jovem (mentorado ou tutorado), servindo-lhe de orientador e conselheiro de carreira.
Este mentor realiza tal orientação em períodos que podem ser em reuniões, happy hour ou até mesmo na casa do jovem profissional. Possuindo características de treinamento e acompanhamento profissional, buscando sempre a realização das metas estabelecidas de forma eficiente.

Todo este processo de mentoring é algo que, com certeza, pode ajudar muitos profissionais em início de carreira, uma vez que lhes oferece uma orientação pessoal tanto psicológica quanto na própria carreira , que neste momento está em pleno desenvolvimento. Sendo um processo de longo prazo, que não tem qualquer ligação com a hierarquia organizacional, ou seja, não necessariamente será um superior imediato a orientar o colaborador.

Uma informação importante trazida na matéria é a de que grandes empresas estão investindo cada vez mais neste processo, enquanto as pequenas empresas ainda não praticam o mentoring com tanta frequência. O que, em alguns casos, pode estar prejudicando o desempenho dos jovens nas empresas, se admitirmos que o crescimento e desenvolvimento nas organizações de hoje é bem difícil e requer muito preparo por parte dos novos contratados.

Desta forma, esta prática de mentoring é algo que ainda precisa ser muito difundido pelas empresas brasileiras. A fim de capacitar nossos jovens profissionais se utilizando das experiências dos colaboradores com mais tempo de casa, ou seja, dando o devido valor aos profissionais mais experientes e com isso alavancando o desenvolvimento de carreira de nossos jovens recém-formados e com grande potencial.

Escrito por Gustavo Periard,
Editor de Sobre Administração.

Quer melhorar ainda mais o desempenho da sua equipe? Confira nosso e-Book.

Call to Action Ebook (Produtivo)

Deixe uma resposta